terça-feira, 10 de abril de 2012

OS MEUS 40...






Sim. Parece mentira, mas estou chegando aos 40! São tantas histórias já vividas. Tantas pessoas conhecidas. Quatro décadas de grandes amizades. Nada mais, nada menos do que, dez mil quatrocentos e noventa e cinco amigos. Cada um desses já levou um pedacinho de mim, mas alguns dias depois retornam para devolver. Uns devolvem rápido, outros dentro do prazo, tem aqueles que gostam tanto e acabam ficando um pouquinho mais de tempo com o que levaram da minha vida. Como regras, são regras, esses pagam uma pequena multa, algo simbólico. Só para me darem um pouco mais de valorização e respeito. Mas já tem aqueles que por um motivo o outro ainda não devolveram o que levaram. E não são poucos não! Cerca de três mil estão com algo que me pertence. Esses não se deram conta que a minha vida funciona em rotatividade. É uma roda que não pode parar. Todos tem o mesmo direito. Hoje um leva, amanhã quando volta outro pega. E assim funciona há quarenta anos. Gosto tanto desses meus amigos que até já inventei o dia do perdão, dando a eles a oportunidade de me devolver, sem multa o pedacinho que me falta, que me tiraram. Sem ele estou incompleta!

Você já veio me ver? Já ouviu falar de mim, por aí? O quê? Não acredito, tenho quarenta e você ainda não me conhece! São quase vinte anos no mesmo endereço e você ainda não veio me visitar! Que feio! Não sou valorizada por você! Ta certo, tenho andado meio esquecida! Ainda não me digitalizaram. Meu sistema não é de ultima geração. Meus dados ainda são registrados naquele fichário de papel, um tanto ultrapassado. Os computadores muitas vezes lerdos parados. Infelizmente não possuo acessibilidade como rege a lei. Mas estou dando o meu melhor, dentro das minhas possibilidades.

Tenho muitas historias para contar! Ainda pretendo fazer muitas novas amizades e valorizar as muitas que já tenho. Pois para mim isso tudo é muito importante. Vivo dos amigos que tenho e dos amigos que sonham e viajam nas minhas historias. Cada amigo que vem até mim e leva um pedacinho meu, eu comemoro, pois ali está indo mais um viajante. Não uma viagem de carro importado ou classe ‘a’ num boing 707. Mas sim uma viagem lúdica e muitas vezes tão real, escrita nas paginas de um livro. E são tantos os autores que eu possuo! Machado de Assis, Monteiro Lobato, Bernard Cornwell, Richelle Mead, L. Ron Hubbard, R. L. Stine, Eduardo Spohr, John Gragan, Fernando Pessoa, Martha Medeiros, Zibia Gasparetto, Mario Quintana e tantos outros. Enredos para todos os gostos, romances, histórias em quadrinhos, literatura infantil, poemas, revistas, livros didáticos. É só você vir me visitar, fazer sua carteirinha de meu amigo e começar uma viagem pelo mundo da literatura. E você só pagará a passagem uma única vez! E seu passaporte é renovado anualmente. Você vai ficar aí sentado? Saia dessa poltrona e venha me visitar! Ah... Esqueci de um detalhe muito importante! Esqueci de me apresentar! Você já deve estar se questionando! ‘Quem é essa maluca?’ Muito prazer, sou a Biblioteca Publica de Venâncio Aires. Moro aqui no centro, na Rua Osvaldo Aranha, número quinhentos e quinze. Não tem erro! Posso esperar por você?

Antes que eu esqueça, dia 12 de abril será o meu aniversario, estarei completando quarenta anos! E espero receber o seu abraço! Uma das atividades que estou organizando é a Maratona de Leitura da triologia ‘O Tempo e o Vento’ do escritor Erico Veríssimo. Será uma maratona comemorativa aos 50 anos dessa grande obra. E na noite do dia 12, a partir das 20h quero que você venha até mim, pois alguns amigos meus estarão cantando e entoando boas musicas da MPB. E você está convidado e convidada! Não podemos deixar passar em branco o meu aniversario, a final sou o único espaço cultural publico do nosso município. E desejo ser, não só lembrada, mas também valorizada por você.

Desde já agradeço de coração! Muito obrigado por você estar sendo meu amigo e minha amiga! Não importa a idade que você tem. Não importa quantos livros você! O que importa é que eu tenho a sua amizade. Que eu possa continuar por muitos anos te proporcionar muitas novas e boas viagens. Valeu! Até o próximo embarque!

Sérgio Rosa – Coordenador Cultural da Biblioteca ( interino na produção da coluna )

Nenhum comentário:

Postar um comentário