terça-feira, 3 de julho de 2012

Sérgio=Apenas um louco sonhador


‘Eu sou apenas um rapaz Latino-Americano. Sem dinheiro no banco. Sem parentes importantes. E vindo do interior... Mas com muitos sonhos na cabeça e vontade de viver’. É isso aí, sou um sonhador nato, isso é um fato! Não tenho medo de sonhar e tentar fazer da vida um arco-íres, buscar pintar o mundo de colorido, tentando apagar o preto e branco, que acinzentam o mundo, por mais que os dias cinzas muitas vezes são poéticos, mas a poesia dos dias de sol tem muito mais alegria, mais vida. Por essa razão eu quero é viver!
E estando trabalhando na biblioteca, percebi mais presente isso. Como são as pessoas que tem o habito da leitura, o olhar traduzindo o perfil do leitor. Mas indiferentemente do tipo de leitura, se é historia ou literatura, quando a pessoa relata o que leu, parece que aquele mundo das letrinhas ela pertenceu. Pois ela fala com emoção, uma verdade contida no olhar, um pertencimento. A leitura tem o poder de te fornecer subsídios para sonhar, viajar além da imaginação e criar, criar, criar... Como canta o Papelito, personagem de uma esquete infantil que escrevi... ‘Ler faz bem traz a esperança. Ler faz bem pra adulto e criança. Quem não tem um bom livro pra ler, já não tem alegria pra viver. Ler faz bem pra imaginação, traz pra vida um pouco de emoção’.
Muito do que sou, sou pelo que li. Como diz o Pequeno Príncipe, ‘Tu é responsável por aquilo que cativas’. E nessa vida de louco, já cometi muitas loucuras. E nessa vida de sonhador já conquistei muito afeto. E esse é o lado bom da vida! Pois para aqueles que nos agridem devemos agir como poetou Mario Quintana, ‘esses que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão eu passarinho’. Quintana foi perfeito ao escrever isso, pois ele preferiu contrapor a agressividade e a desumanidade das pessoas de uma forma lúdica. As vezes isso parece ser difícil, agredir é mais fácil, mas muitas vezes é preciso respirar e tentar dar sabor aos sapos engolidos. De tempo ao tempo, pois o livro ‘A Arte da Guerra’ nos ensina que ao invés de enfrentarmos o opositor no campo dele onde ele sente-se seguro, precisamos esperar o momento certo e trazê-lo para o nosso campo. Se você agir com teu chefe com a mesma prepotência que ele age contigo, o que vai lhe acontecer? Você será demitido ou ele te colocará num setor onde ele irá sentir ter te humilhado. Mas se você engolir a seco e esperar, mostrará pra ele que seu brilho permanece não porque você é ouro, mas porque você se lapida com o aprendizado diário. Pois a melhor carroça não é a mais barulhenta, a mais barulhenta está vazia. E você não poderá ser a carroça vazia! Portanto busque informação através da leitura, leia, leia muito, porque afinal ‘ostra feliz não faz perolas’ e você tem o poder de fazer perolas, mesmo em momentos de dor. Perseverança, persistência e saber ouvir, essas são algumas das armas para conquistar respeito e reconhecimento.
Mas para muitos não é interessante que você leia. Pois você sendo um leitor seja de livros, revistas ou jornais, você estará captando e absorvendo informações. E você sendo uma pessoa bem informada, saberá ter opinião própria. E tendo opinião própria você também terá argumentos. E tendo argumento você começará a questionar. Irá querer saber os por quês das coisas. E para qual grupo não é interessante que você esteja informado e tenha opinião própria? Bom, você tem alguns dias para descobrir, por isso comece a ler e busque ter a sua própria opinião. Não permita que outros pensem por você! Você deve ser o vendedor de sonhos! Sobre o tal grupo? Algumas pistas... Muitos deles serão ‘Pinocchio’, mas sem a ingenuidade da criança, mas com a frieza das máquinas. Outros serão ‘Os Vingadores’ dispostos a salvarem o mundo. Tem os que serão a ‘Chapeuzinho Vermelho’ sairão distribuindo doces e você será a vovozinha. Mas tem os que serão a bruxa da ‘Branca de Neve’ que lhe trarão maçãs, mas não esqueça a maçã estará envenenada. Outros serão o burrinho do ‘Shrek’, irão falar pelos cotovelos, tagarelando fiado. Também virá ‘O Alibaba e os 40 Ladrões’, mas você só perceberá se for um bom observador, porque eles virão fantasiados de ‘X-Men’ com roupas coloridas e ilusionismo. Por isso leia, busque estar bem informado, conheça as historias, porque entre todos esses estará o sapo. Ele lhe parecerá feio, sem nenhum atrativo, você não vai se agradar muito com ele, talvez você até o ignore, mas se parar para ouvi-lo e souber perceber a verdade no seu olhar e ele lhe passar confiança não pelo que ele tem, mas sim pelo que ele é, irá perceber que na verdade aquele sapo é ‘O príncipe encantado’. Mas para isso você terá de ser tão sagaz e esperto quanto ‘Peter Pan’.
Como já falei demais agora vou poetizar...’Se esta vida me conduz a voar tão alto assim, importa é sentir a luz que liga você a mim. Guerreiros iluminados, unidos nesta invasão, nós somos faróis ligados à força do coração’. Trecho do livro ‘A Revolta dos Vaga-lumes’ de Aldo Mayer. Que saibamos fazer nossa grande revolta, nossa própria revolução, nossa arma? A leitura, um mecanismo cultural com o poder de transformação.
E como canta esse Papelito!... Antes de eu me despedir, deixo aos leitores mais moços o meu recado final... Não deixe a leitura morrer, não deixe o livro apagar. O povo precisa de livro, leitura pra gente sonhar’.

Sérgio Rosa - Coordenador das Atividades Culturais da Biblioteca Pública Municpal

Nenhum comentário:

Postar um comentário