quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós

Para Bartô de Celso Sisto

Os Narradores

Atravessar o infinito, com a poesia nas mãos

Liberto e com asas! Enormes asas!

As Moiras partiram o fio, mas a memória o atará novamente.

Ponho, agora, recolhido de instantes, o coração para tomar sol e um

barquinho no mar. E deixo que o silêncio, miúdo, caia manso.

Folheio-me nos teus livros. Onde bem plantado estarás sempre. E perfumoso.

O medo não interromperá esse vôo, oblongo.

E as pedras mais antigas se afastarão para te verem passar.

Meu deserto me acolherá, devagar, porque agora estou dobrado, cercado de páginas em branco, salgando a dor.

Texto originalmente publicado no twitter de Celso Sisto em homemangem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, falecido nesta segunda-feira, 16 de janeiro de 2012.

Além de escritor, de vários livros infantis, o meu favorito é "Onde tem fada tem bruxa”,BartolomeuCampos de Queirós idealizou o Movimento por um Brasil Literário, presidiu a Fundação Clóvis Salgado e foi membro do Conselho Estadual de Cultura em Minas Gerais, tornando-se figura fundamental nos debates relativos à educação.

Um comentário: