quinta-feira, 15 de abril de 2010

Maria Luiza restaurando os livros da Biblioteca
*
Os usuários da Biblioteca Pública Municipal são incentivados a ler e preservar os livros, cuidando para não danificar e possibilitar à outros leitores o acesso às obras. Como nem sempre são tomados os devidos cuidados com o acervo, muitos livros voltam precisando de reparos. Livros são molhados, rasgados, deixados em local inadequado permitindo até mesmo que animais de estimação os destruam...
A restauração permite que muitos livros voltem ás prateleiras da biblioteca, mas quem será o profissional responsável por este trabalho?
Na Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires, Maria Luiza Rocha, além de prestar atendimento ao público é a responsável pela restauração do acervo da instituição. Ela possui experiência adquirida através de diversos cursos feitos ao longo dos anos em que trabalha na Biblioteca.
Os materias usados na restauração são: cola, tesoura, papel ofício, papel pardo, papel sulfite 40, cartolina, linha urso, agulha, punção, con-tact ou percalux e martelo.
Um livro não fica restaurado de um dia para o outro, ele passa por vários processos e a cola deve estar bem seca.
Para cada livro há um tipo de restauração. Depende se o livro é costurado, colado ou grampeado.

Um comentário:

  1. Querida irmã adorei 'visitar a Biblioteca' o blog está lindo.Só faltou a tua foto que saiu na Folha do Mate com uma linda reportagem sobre o dia do bibliotecário.Que 'massa' a BRUXA que 'invadiu' a bilbio e a contação na praça na semana da Páscoa.Parabéns pelo magnifico trabalho que continues contando histórias -como mamãe nos contava- por muitos anos.Te AMO, SAUDADONA, Gô

    ResponderExcluir