segunda-feira, 15 de março de 2010

Coluna para Folha do Mate - 30 de janeiro de 2010

Encerra-se o primeiro mês de 2010, será que alguma coisa mudou em relação ao ano que passou? Será que este ano começa de forma diferente?


Creio que não! O novo ano já começou com grandes desastres naturais que atingiram e mataram muitas pessoas. Mas será que nós seres humanos, estamos realmente vendo que estes desastres são conseqüências da destruição que nós mesmos estamos causando ao nosso habitat natural? Creio que ainda está em tempo de todos nós refletirmos sobre nossas atitudes, sobre onde iremos parar se continuarmos somente pensando em consumir, em ter coisas, sem medir as conseqüências disto.


Cada vez mais as formas de acesso ao crédito são facilitadas e cada vez mais pessoas compram automóveis sem que se pense em se haverá espaço físico para todos, que vai chegar um momento em que todos eles ficarão parados um atrás do outro sem poder andar (o que já está acontecendo em algumas das grandes capitais). Não há nenhum tipo de planejamento ou melhorias nos carros visando à diminuição a emissão de poluentes e com isto todos esses veículos novos circulando vão poluir o ar de tal forma que poderá se tornar impossível respirar, e ainda todos os poluentes lançados por este grande número de veículos irá cada vez mais influenciar na temperatura da terra, enfim os seres humanos só pensam em si, cada um pensa na sua comodidade e não se preocupa com o Planeta em que vive.


Na passagem do ano vemos a euforia das pessoas falando em ano novo, em mudanças, em vida nova, mas que vida nova? Vida com carro novo, celular novo, casa nova, enfim só com ter coisas novas, mas não com novas atitudes.


Vejo que a mesma pessoa que fica chocada ao ver as manchetes sobre as enchentes, joga o papel do picolé no chão, larga uma latinha de refrigerante em qualquer lugar, varrem as folhas que caem das árvores para o meio fio, não separa o lixo de casa, em tem as mesmas atitudes que causam o entupimento dos bueiros e a sujeira dos rios causando enchentes.
em sua vida...

Quando este ano começou, ele era todo seu. Foi colocado em suas mãos... Podia fazer dele o que quisesse... Era como um livro em branco,e nele você podia ter escrito um poema,um romance,uma canção, uma blasfêmia,uma oração

. Podia...
Vamos refletir sobre nossas ações, vamos reescrever a história da sociedade em que vivemos enquanto temos oportunidade, ainda estamos no começo de 2010, não

deixe passar em branco cada uma das páginas deste novo ano pelas suas mãos e pela sua consciência.Faça o exercício de ler a você mesmo.. Leia tudo...
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito. Não... Não tentes arrancá-las.
Seria inútil... Já estão escritas. Mas você pode lê-las enquanto escreve este novo ano de maneira diferente.

Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever 2010 como um novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio
e terá toda a imensa superfície do seu mundo para preencher com novas atitudes.

Para começar bastam pequenas atitudes como atos gentis, eles são revolucionários,modificam tudo que encontram pela frente, isso graças à força presente em ações de simplicidade.
São gestos que rareiam hoje em dia, haja vista a carência de sentimentos nobres como o da generosidade. Um ato gentil talvez seja a única ação em que seja possível perceber a essência de pureza de quem o faz, sem a intermediação de algum bem material ou a exigência de algo em troca.

Exercita-se a gentileza pelo bem estar natural que o próprio ato faz a quem o pratica e a quem o recebe. Superficialmente profundo, um ato gentil pode ser tão benéfico as nossas vidas, quanto à água pura que bebemos ou ar que respiramos. Ser gentil é um ato de necessidade para nossa saúde.


Vejamos por exemplo os benefícios de um simples abraço. Segundo a psiquiatra Karen Grewen, da Universidade de Carolina do Norte, Estados Unido ser acolhido entre os braços de outra pessoa reduz a quantidade de dois hormônios do estresse. E como sempre o elemento verdade acaba fazendo um grande diferencial, pois em muitos casos abraços sem verdade tem efeto nulo. Abraços sob holofotes, como os vistos entre os políticos de Brasília, não valem; para alimentar o bem-estar, os mesmos têm de expressar carinho e apoio. Gentileza gera Gentileza.


Portanto não perca tempo, ser gentil não custa nada, comece hoje mesmo: Abraçe alguém, cumprimente alguém chamando-o pelo seu nome, escreva uma carta ou visite aquela pessoa que há muito você não vê, ofereça telefonemas de carinho,ore por alguém , mesmo que você não a conheceça,ceda seu lugar no onibus para alguém, valorize a cidadania no transito respeitando as pessoas, respeite a natureza e o Planeta Terra como você gostaria de ser respeitado, separe o lixo, junte o óleo de cozinha e deposite-o em lugares de coleta, não desperdice água ...


Em fim ponha em prática atitudes saudaveis, mudando o mundo com um só gesto, o Seu Gesto. Pois desta forma conseguiremos chegar ao fim deste ano que agora começamos com noticias muito melhores do que vimos até agora.


Rosaria Garcia Costa- bibliotecária

Nenhum comentário:

Postar um comentário