terça-feira, 23 de abril de 2013

PAPELITO ESPALHANDO POR AI AMOR AOS LIVROS E A LEITURA


NA SEMANA DO LIVRO DE 2012 O PAPELITO SAIU DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL E FOI SE APRESENTAR PARA CRIANÇAS NUMA SALA AO LADO.
EM 2013 .... SÓ VIMOS O PAPELITO PELA TELEVISÃO, NO JORNAL DO ALMOÇO.

QUAL SERÁ O LIVRO QUE O FOFUXO QUER?

DIA DO LIVRO


Neste DIA DO LIVRO  não vou falar para quem ainda não lê, ou para quem só lê livros da Biblioteca Pública Municipal, vou dar uma dicas para quem compra livros e tem sua própria biblioteca em casa. Tenha ela 5 livros ou 5 mil eles precisam ser bem cuidados.
 Mas dou também um conselho, não deixe o livro guardado, fechado, parado, faça ele circular, empreste para os vizinhos, para os colegas, para os amigos, sempre anotando o nome do livro e de quem levou para não perder nenhum dos dois.
Ou então doe os livros que você já leu para uma biblioteca onde eles poderão ser lidos por outras pessoas até mesmo por você, mas não deixe para doar depois que eles ficaram velhos, desatualizados ou amarelos.
Mas cuide bem daqueles mais preciosos, daqueles que você adora por serem do seus autores favoritos com estas dicas:
 O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
 Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.
 Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
 Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).
 Faça uma vistoria pelo menos uma vez por ano. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
 Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.
 Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser diariamente abertas.Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo e cuide para que seja um tipo de madeira que não atrai cupim.
 Não dobre a página para marcar onde você parou de ler, porque a fibra do papel quebra e com o tempo cai o pedaço. Também não use clipes ou outro objeto de metal como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
 Bibliotecas não devem ser em porões. Baixa circulação de pessoas aumenta a insidência de insetos.
 Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.
Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.
 Na prateleira, os livros devem ficar folgados,quanndo fáceis de serem retirados, duram mais.Livros muito apertados, comprimidos uns nos outros nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.
 Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
 A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.
 Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.
   Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
 Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa, ou virar a capa totalmente para trás,isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.
 Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, para evitar a perda de pedaços rasgados de um volume. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.
 Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras e a estrutura das bases do prédio onde você mora, estantes pesadas podem rachar paredes e até mesmo desestabilizar um prédio inteiro.
 Procure sempre ter uma tela de proteção na janela da sala onde ficam os livros para evitar a entrada de insetos voadores. Considere um tratamento anual contra traças.

Cuide muito bem dos seus livros, pode ser que em determinada etapa da sua vida eles sejam os únicos amigos que lhe farão companhia.






terça-feira, 16 de abril de 2013

12 DE ABRIL ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA


A Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires completou 41 anos no dia 12 de abril e vai receber como presente do Governo do Estado a quantia de R$ 55 mil para a compra de acervo, mobiliário e equipamento de informática. O Município foi contemplado após se inscrever no projeto Modernização de Bibliotecas, da Secretaria de Estado da Cultura. O resultado final foi publicado no Diário Oficial do dia 1º de abril.

A biblioteca de Venâncio foi cadastrada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura no ano passado e, após cumprir com as exigências do Ministério da Cultura, assegurou o direito de modernizar o espaço, que recebe milhares de leitores mensalmente. O programa incentiva a leitura com a modernização de espaços culturais, garantindo a organização de registros bibliográficos e democratizando o acesso ao livro, à leitura e à literatura para comunidades do Rio Grande do Sul.

No total foram aprovados 25 municípios com mais de 10 mil habitantes e 54 municípios com menos de 10 mil habitantes. "Estamos muito felizes por sermos contemplados. Foi um trabalho em conjunto com a equipe da secretaria de cultura", destacou a bibliotecária Rosária Costa. Do valor dos recursos, 50% serão destinados à aquisição de literatura gaúcha, passando por autores brasileiros até latino-americanos. Serão dois exemplares de 320 obras, totalizando 640 volumes. Como o espaço atual da biblioteca pública é reduzido, algumas mudanças devem ser feitas para a colocação destes livros.

Os outros 50% dos recursos serão usados para a compra de quatro computadores, uma nova Barsa (enciclopédia), um projetor multimídia, câmera fotográfica digital, além de um mobiliário específico para a biblioteca como cadeiras, mesas e estantes. "Estas novas cadeiras e mesas serão mais confortáveis e serão usadas pelas pessoas que costumam ler jornais, pesquisar e usar a Internet", explicou Rosária.

A biblioteca conta com a estagiária Marina de Oliveira, que é acadêmica de Letras da Unisc. Atualmente o horário de atendimento é reduzido. Nas segundas, terças e quintas-feiras fica aberta das 12h às 19h e às quartas e sextas-feiras das 7h30 às 13h30. Em abril é comemorado o mês do livro e a biblioteca está com novidades como a aquisição de 71 obras novas e 154 seminovas doadas pela própria comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Rui Borgmann