terça-feira, 16 de abril de 2013

12 DE ABRIL ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA


A Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires completou 41 anos no dia 12 de abril e vai receber como presente do Governo do Estado a quantia de R$ 55 mil para a compra de acervo, mobiliário e equipamento de informática. O Município foi contemplado após se inscrever no projeto Modernização de Bibliotecas, da Secretaria de Estado da Cultura. O resultado final foi publicado no Diário Oficial do dia 1º de abril.

A biblioteca de Venâncio foi cadastrada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura no ano passado e, após cumprir com as exigências do Ministério da Cultura, assegurou o direito de modernizar o espaço, que recebe milhares de leitores mensalmente. O programa incentiva a leitura com a modernização de espaços culturais, garantindo a organização de registros bibliográficos e democratizando o acesso ao livro, à leitura e à literatura para comunidades do Rio Grande do Sul.

No total foram aprovados 25 municípios com mais de 10 mil habitantes e 54 municípios com menos de 10 mil habitantes. "Estamos muito felizes por sermos contemplados. Foi um trabalho em conjunto com a equipe da secretaria de cultura", destacou a bibliotecária Rosária Costa. Do valor dos recursos, 50% serão destinados à aquisição de literatura gaúcha, passando por autores brasileiros até latino-americanos. Serão dois exemplares de 320 obras, totalizando 640 volumes. Como o espaço atual da biblioteca pública é reduzido, algumas mudanças devem ser feitas para a colocação destes livros.

Os outros 50% dos recursos serão usados para a compra de quatro computadores, uma nova Barsa (enciclopédia), um projetor multimídia, câmera fotográfica digital, além de um mobiliário específico para a biblioteca como cadeiras, mesas e estantes. "Estas novas cadeiras e mesas serão mais confortáveis e serão usadas pelas pessoas que costumam ler jornais, pesquisar e usar a Internet", explicou Rosária.

A biblioteca conta com a estagiária Marina de Oliveira, que é acadêmica de Letras da Unisc. Atualmente o horário de atendimento é reduzido. Nas segundas, terças e quintas-feiras fica aberta das 12h às 19h e às quartas e sextas-feiras das 7h30 às 13h30. Em abril é comemorado o mês do livro e a biblioteca está com novidades como a aquisição de 71 obras novas e 154 seminovas doadas pela própria comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Rui Borgmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário